APRESENTAÇÃO

A função do designer de comunicação é estruturar e representar mensagens, proporcionando uma experiência informativa valorizável. Esta definição permite circunscrever uma área de projecto específica, internacionalmente designada como design de informação, onde convergem diversas disciplinas – linguística, psicologia, sociologia, estatística, cartografia, programação informática, design gráfico, design de interacção, etc. – e que se caracteriza por seguir uma abordagem centrada nas necessidades e motivações do utilizador. Esta área projectual manifesta-se através da concepção e produção de artefactos e dispositivos que têm como objectivo central a comunicação clara e eficaz de informação e a sua correcta utilização. É este o território que pretendemos explorar neste primeiro colóquio temático através da apresentação de casos exemplares e estudos académicos desenvolvidos no panorama nacional.



Organização:
Pedro Almeida e Miguel Cardoso
(Design de Comunicação / FBAUL)

Comunicação:
Andreia Constantino, Bernardo Caldeira,
Joana Rosa, Maria Inês Chambel, 
Matilde Pinto, Sílvia Matias
(grupo de estudantes do 3º ano de Design de Comunicação)